Entre os dias 9 e 17 de agosto, Belo Horizonte será palco da 23ª edição do Festival Mundial de Circo, principal evento internacional do gênero na América Latina.
A capital mineira recebe artistas brasileiros e estrangeiros — incluindo França, Argentina e Guiné — em uma programação diversificada com espetáculos, oficinas, mostra de filmes, exposições e performances interativas.
A programação acontecerá em diversos espaços culturais e públicos, como o Galpão Cine Horto, Teatro Sesiminas, Teatro Marília, Sesc Palladium, Sesc Tupinambá, Funarte.
Além de locais ao ar livre, como a Praça da Liberdade, Parque Municipal e Parque Cidade Nova, expandindo o alcance do evento em toda a cidade.
Novidade
Uma das novidades é o “Passaporte Experimenta Circo”, que possibilita vivências gratuitas em modalidades como trapézio, malabares, acrobacia e tecido. As aulas ocorrem entre 4 e 14 de agosto e devem ser reservadas pelo site oficial do festival.
As atrações gratuitas estão disponíveis em espaços públicos e na Funarte. Já os espetáculos em teatros podem ser assistidos por R$ 20, com bilhetes disponíveis pelo Sympla e bilheteria física.
Confira os pontos de compra e a programação do evento.
Programação
Entre os destaques da programação artística internacional estão o espetáculo “Yongoyely”, do grupo guineense Circus Baobab, e “Hier Arrive Bientôt”, da companhia francesa Atònita.
No panorama nacional, a mineira Iara Gueller apresenta o solo criativo “99 cm”, enquanto a Cia. Barnabô traz “Casal 20 – União Instável”, uma fusão de teatro e circo sobre parceria e missão compartilhada.
Durante o último fim de semana do festival (16 e 17 de agosto), a “Cidade do Circo” na Funarte abrirá seus portões com espetáculos infantis, oficinas, mostra de filmes, feira de artesanato e a tradicional atividade “Picadeiro Minas”, conduzida pelo Grupo Trampulim.
Também destaque nesta edição é o desfile-instalação da marca mineira NotEqual, com a coleção Cheia Full, inspirada na estética circense e na resistência criativa de Benjamim de Oliveira.
O Festival Mundial de Circo integra oficialmente a Temporada França‑Brasil 2025 e reforça o compromisso com a democratização do acesso à arte circense, levando cultura a diferentes regiões e públicos da capital mineira.