Belo Horizonte recebe 23ª edição do Festival Mundial de Circo

Artista circense com maquiagem expressiva se apresenta durante edição anterior do Festival Mundial do Circo em Belo Horizonte

Entre os dias 9 e 17 de agosto, Belo Horizonte será palco da 23ª edição do Festival Mundial de Circo, principal evento internacional do gênero na América Latina.

A capital mineira recebe artistas brasileiros e estrangeiros — incluindo França, Argentina e Guiné — em uma programação diversificada com espetáculos, oficinas, mostra de filmes, exposições e performances interativas.

A programação acontecerá em diversos espaços culturais e públicos, como o Galpão Cine Horto, Teatro Sesiminas, Teatro Marília, Sesc Palladium, Sesc Tupinambá, Funarte.

Além de locais ao ar livre, como a Praça da Liberdade, Parque Municipal e Parque Cidade Nova, expandindo o alcance do evento em toda a cidade.

Novidade

Uma das novidades é o “Passaporte Experimenta Circo”, que possibilita vivências gratuitas em modalidades como trapézio, malabares, acrobacia e tecido. As aulas ocorrem entre 4 e 14 de agosto e devem ser reservadas pelo site oficial do festival.

As atrações gratuitas estão disponíveis em espaços públicos e na Funarte. Já os espetáculos em teatros podem ser assistidos por R$ 20, com bilhetes disponíveis pelo Sympla e bilheteria física.

Confira os pontos de compra e a programação do evento.

Programação

Entre os destaques da programação artística internacional estão o espetáculo “Yongoyely”, do grupo guineense Circus Baobab, e “Hier Arrive Bientôt”, da companhia francesa Atònita.

No panorama nacional, a mineira Iara Gueller apresenta o solo criativo “99 cm”, enquanto a Cia. Barnabô traz “Casal 20 – União Instável”, uma fusão de teatro e circo sobre parceria e missão compartilhada.

Durante o último fim de semana do festival (16 e 17 de agosto), a “Cidade do Circo” na Funarte abrirá seus portões com espetáculos infantis, oficinas, mostra de filmes, feira de artesanato e a tradicional atividade “Picadeiro Minas”, conduzida pelo Grupo Trampulim.

Também destaque nesta edição é o desfile-instalação da marca mineira NotEqual, com a coleção Cheia Full, inspirada na estética circense e na resistência criativa de Benjamim de Oliveira.

O Festival Mundial de Circo integra oficialmente a Temporada França‑Brasil 2025 e reforça o compromisso com a democratização do acesso à arte circense, levando cultura a diferentes regiões e públicos da capital mineira.

Picture of João Paulo Guimarães

João Paulo Guimarães

Jornalista especializado em cinema e linguagem audiovisual.

Veja todos os posts deste autor >

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *