OUTROS ARTIGOS

Contagem em movimento: governo federal anuncia investimento bilionário para transformar mobilidade da cidade

Em solenidade realizada na tarde desta sexta-feira (29/8), a Prefeitura de Contagem, junto ao Governo Federal, celebrou duas grandes conquistas para a mobilidade urbana do município: a entrega do primeiro trecho da Avenida Prefeito Newton Cardoso (Maracanã) e o anúncio de R$ 1 bilhão em investimentos para a ampliação da Linha 1 do Metrô de Belo Horizonte.

O recurso, garantido pelo PAC Mobilidade, viabilizará a extensão de 3,6 quilômetros da Linha 1, a partir da estação Novo Eldorado – já em construção – até novas estações em Contagem. O anúncio foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que destacou o esforço da atual gestão municipal em apresentar projetos estruturados e viáveis.

“Discurso não consegue verba. O que garante recurso é um projeto bem feito. Em Contagem há capacidade, trabalho e vontade. Isso transforma o que está no papel em realidade, em viaduto, em avenidas”, afirmou Lula.

A prefeita Marília Campos ressaltou a importância da obra para a população contagense:

“A extensão do metrô é uma grande conquista. Vai melhorar a mobilidade e facilitar a vida de milhares de pessoas. Com mais acesso ao transporte público, damos mais dignidade e qualidade de vida à população”, destacou.

Durante o evento, Marília também celebrou a entrega do primeiro trecho da Avenida Prefeito Newton Cardoso, via que homenageia o ex-prefeito e ex-governador Newton Cardoso. A solenidade contou com a presença do deputado federal Newton Júnior e de sua mãe, Maria Lúcia.

“A avenida será fundamental para reduzir o tráfego no Centro de Contagem, agilizando o deslocamento, especialmente em direção à Vargem das Flores e vice-versa”, completou a prefeita.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, enalteceu a importância da inauguração e da presença do núcleo presidencial em Contagem:

“A vinda do presidente é um compromisso com obras estruturantes em Minas e em Contagem, como o Asfalto Novo, além de investimentos em educação, saúde e mobilidade”, afirmou.

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, destacou que o investimento em Contagem reforça o papel estratégico do transporte ferroviário no país:

“São recursos que ampliam a integração e reduzem custos para o usuário. No mundo inteiro não se pode abandonar o transporte sobre trilhos. Fizemos isso na Bahia e vamos continuar em Minas e no Brasil”, disse.

Com a entrega da primeira etapa da avenida e a confirmação da expansão do metrô, Contagem reafirma seu compromisso em avançar com o Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), garantindo desenvolvimento urbano, integração viária e melhores condições de deslocamento para a população.

Compartilhe AGORA:

Picture of João Vitor Viana

João Vitor Viana

João Vitor Viana é jornalista formado, advogado e pós-graduado em marketing

Veja todos os posts deste autor >

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *