OUTROS ARTIGOS

CMBH pode declarar Alexandre de Moraes “persona non grata” em plenário de setembro

A Câmara Municipal de Belo Horizonte oficializou para o início de setembro a votação de uma moção simbólica que propõe declarar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes como “persona non grata” na capital mineira.

A proposta, identificada como Moção 139/2025, foi apresentada pelo vereador Pablo Almeida (PL), motivada principalmente por episódios recentes envolvendo sanções internacionais e suposta conduta irregular por parte do magistrado.

A justificativa do autor argumenta que as sanções aplicadas pelos Estados Unidos, com base na Lei Magnitsky, somam-se a um gesto ofensivo cometido por Moraes durante uma partida de futebol, reforçando o caráter simbólico do protesto.

Entretanto, a bancada do PT questiona a legitimidade do ato e contesta seu embasamento legal, alegando que ele fere a independência dos poderes e extrapola o regimento interno da Casa.

A moção de protesto será submetida a votação simbólica no plenário da CMBH, exigindo maioria simples dos vereadores presentes para aprovação. O resultado poderá encaminhar o protesto formal para o gabinete do ministro – ainda que a ação seja desprovida de efeitos legais práticos.

Arquivado em:

Compartilhe AGORA:

Picture of João Paulo Guimarães

João Paulo Guimarães

Jornalista especializado em cinema e linguagem audiovisual.

Veja todos os posts deste autor >

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *