OUTROS ARTIGOS

Lula inaugura obras em Belém para reforçar infraestrutura da COP 30

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou neste sábado (1º) as obras de ampliação do Aeroporto Internacional de Belém e do Terminal Portuário de Outeiro, ambas essenciais para receber os milhares de visitantes esperados durante a COP 30 — Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, que ocorrerá em novembro na capital paraense.

Acompanhado do governador Helder Barbalho e de ministros como Marina Silva, Silvio Costa Filho, Celso Sabino e Rui Costa, Lula iniciou a agenda na Base Aérea de Belém e seguiu para o aeroporto, onde foi descerrada uma placa simbólica da modernização. As obras, iniciadas em 2024, somam mais de R$ 400 milhões em investimentos e ampliam a capacidade de voos nacionais e internacionais, reforçando a infraestrutura da cidade para o evento global.

Em seguida, o presidente visitou o Porto de Outeiro, na ilha homônima, totalmente requalificado pela Companhia Docas do Pará. O terminal ganhou um novo píer de 716 metros, estrutura alfandegária, 11 pontos de atracação e vias de acesso duplicadas. O local receberá dois navios transatlânticos com cerca de 5 mil leitos, que funcionarão como hospedagem alternativa durante a conferência — uma resposta ao aumento de preços nos hotéis da capital.

As inaugurações, sem discursos formais, marcam a reta final de preparação do Pará para sediar a COP 30, considerada a mais importante da história da Amazônia.

Compartilhe AGORA:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *