Se Belo Horizonte já é conhecida pelo sol generoso, nos últimos dias ele resolveu caprichar ainda mais. A capital e toda a Região Metropolitana vivem uma sequência de tardes escaldantes, com termômetros beirando – e em alguns pontos ultrapassando – os 30 °C ou mais. O calor virou assunto obrigatório em elevadores, filas de padaria, mesas de bar e, claro, nos stories das redes sociais. E para boa parte da população, o calor tem sido tanto que até para dormir o trem “está pegando”. Salve o inventor do ar condicionado (para quem tem acesso)!
Na Praça da Estação, famílias disputam espaço nos chafarizes. Na Pampulha, caminhadas cedo e no fim do dia viraram regra. Nos bairros, ventiladores, piscinas infláveis e copos cheios de água gelada ganharam status de protagonistas da estação. Até os eventos sociais precisaram se adaptar: menos salto alto, mais sandália; menos maquiagem pesada, mais looks leves e tecidos frescos. E para os locais que aceitam uma bermudinha… ótima opçao!
E não é só sensação. A previsão indica que a onda de calor deve continuar pelos próximos dias, mantendo Belo Horizonte e cidades vizinhas sob temperaturas elevadas, principalmente no período da tarde. O cenário é típico de massas de ar quente que se instalam sobre Minas Gerais nesta época do ano, reduzindo a formação de nuvens e prolongando os dias de céu aberto e de muito calor.
Com isso, os cuidados com a saúde entram em pauta. Especialistas e órgãos de defesa civil reforçam orientações simples, mas fundamentais: beber água com frequência, mesmo sem sede; evitar a exposição direta ao sol entre 10h e 16h; e reduzir atividades físicas nos horários mais quentes. Protetor solar, roupas claras e leves e óculos escuros também deixam de ser luxo e passam a ser necessidade. Aqueles óculos abelhudos também servem!
Grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas, merecem atenção redobrada. O risco de desidratação, queda de pressão e insolação aumenta, assim como os problemas respiratórios. Ficar em ambientes bem ventilados, evitar bebidas alcoólicas em excesso e nunca deixar pessoas ou animais dentro de veículos fechados são atitudes que salvam vidas. Eu sei que muita gente está de recesso, de férias e já estão com o pé lá em 2026 (como se o próximo ano estivesse longe, né?), mas não vale a pena falar sobre.
Enquanto o calor segue dando as cartas, BH vai se reinventando: horários mudam, hábitos se ajustam e a cidade continua pulsando, agora, em ritmo de verão. Entre um gole d’água e uma sombra providencial, fica o convite: aproveite o sol, mas sem esquecer que, no calorão, cuidado também é estilo. E até a passagem do ano, muita hidratação, cuidados e diversão com responsabilidade, hein?
Feliz 2026 e cuidem-se!








