OUTROS ARTIGOS

Reunião define prioridades para fortalecer o SUS em Contagem

Com o foco no fortalecimento da saúde de Contagem, nessa quinta-feira (18/12), a prefeita Marília Campos e o secretário de Saúde Fabrício Simões se reuniram com as diretoras dos distritos sanitários de Contagem, médicos gestores da clínica e diretores das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). O encontro contou também com a presença do vice-prefeito Ricardo Faria e do diretor do SSA, Eduardo Pena.

Durante o encontro, os desafios encontrados pelas equipes ao longo de 2025 e as propostas para o ano de 2026 foram compartilhados, considerando as especificidades e a realidade de cada território.

A integração entre a Atenção Básica e os serviços de Urgência e Emergência foram pontos tratados, destacando a importância de um fluxo assistencial organizado, que assegure o acompanhamento contínuo do paciente desde o primeiro atendimento e que garanta respostas mais ágeis e resolutivas às demandas da população.

O uso de tecnologias também foi ressaltado como uma estratégia positiva para o fortalecimento da rede. Entre as iniciativas previstas, está a implementação do teleatendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), medida que ampliará e facilitará o acesso dos usuários aos serviços.

Nesse sentido, foi evidenciada a importância da teleconsultoria, ferramenta que já vem avançando e contribuindo significativamente para o SUS Contagem. A iniciativa tem promovido a troca de conhecimentos entre profissionais, qualificado a tomada de decisões e aprimorado a resolutividade do atendimento, resultando em um cuidado ainda mais eficiente e humanizado para a população.

“Pude ouvir cada região, entender os avanços, os desafios do dia a dia
e o que ainda precisa ser ajustado. Quem está na ponta,
vivendo a rotina das UBS’s e das UPAs, conhece de perto as necessidades
da população e tem muito a contribuir com ideias e propostas inovadoras.
É assim que seguimos fortalecendo a saúde pública de Contagem,
com diálogo e compromisso com quem depende do SUS”.

Prefeita Marília Campos

Apesar dos desafios e da reestruturação da rede, o secretário de Saúde, Fabrício Simões, reconheceu os avanços na entrega de serviços e na melhoria do cuidado, ressaltando que a equipe está preparada e integrada para fortalecer ainda mais o SUS em Contagem.

“Foi um ano de desafios e decisões importantes,
mas a rede respondeu com integração e qualidade
na entrega assistencial, comprovando nossa
capacidade de avançar no SUS”.

Secretário de Saúde, Fabrício Simões

Na ocasião, o diretor do SSA, Eduardo Pena, reforçou que “o esforço da urgência e emergência é permanente na rede e pontua avanços significativos como a modernização dos aparelhos médico-hospitalares e na melhoria da infraestrutura assistencial”.

Por fim, a partir do compartilhamento de ideias e propostas, foi reforçada a necessidade de adaptar estratégias às características locais, buscando soluções que promovam mais qualidade no atendimento, fortalecendo a saúde pública de Contagem, com diálogo e compromisso com quem depende do SUS.

Compartilhe AGORA:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *