Belo Horizonte e a região Metropolitana entraram em alerta para onda de calor devido à atuação de uma massa de ar quente que deve manter as temperaturas elevadas nos próximos dias. De acordo com a Defesa Civil municipal, em BH, o fenômeno pode variar de moderado a forte, com máximas em torno de 33 °C durante as tardes. Contagem pode chegar a 32ºC. Ontem (25/12), alguns termômetros marcaram 35ºC na cidade.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o calor deve persistir pelo menos até terça-feira (30), quando os termômetros podem chegar a 34 °C, com mínimas próximas de 21 °C. Para esta sexta-feira (26), ainda há possibilidade de chuva, mas a tendência é de redução significativa das precipitações nos dias seguintes, favorecendo o predomínio do tempo quente e seco.
Diante do cenário, a Defesa Civil orienta a população a adotar cuidados para evitar problemas de saúde. Entre as recomendações estão ingerir bastante líquido, evitar exposição direta ao sol entre 10h e 16h, usar chapéu, óculos escuros e protetor solar, além de reduzir atividades físicas nos períodos mais quentes e manter os ambientes bem ventilados.
Também é importante optar por refeições leves, evitar bebidas alcoólicas e jamais deixar crianças, idosos ou pessoas doentes dentro de veículos estacionados ao sol. O órgão informa que o monitoramento das condições climáticas continua e pede atenção redobrada da população durante os horários de maior calor.








