OUTROS ARTIGOS

Prefeitura emite nota sobre casos de doenças diarreicas na cidade

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) acompanha de perto o aumento de casos de doenças diarreicas agudas e gastroenterites no município.

Como parte das ações de enfrentamento, foram emitidos alertas às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para intensificar as notificações e a coleta de amostras clínicas, essenciais para identificar os agentes causadores.

Além da assistência médica, estão em andamento medidas de vigilância sanitária e ambiental, entre elas:

  • Atendimento a denúncias sobre a qualidade da água fornecida;

  • Coleta de amostras em pontos estratégicos, encaminhadas para análise nos laboratórios da Funed;

  • Solicitação oficial à Copasa para apresentação do plano de amostragem da qualidade da água, conforme Portaria GM/MS 888/2021.

A Vigilância Epidemiológica também investiga possíveis surtos domiciliares, com coleta de material para exames laboratoriais. Todas essas ações reforçam o compromisso da gestão municipal com a saúde pública e o bem-estar da população.

Orientações à população

A SMS orienta sobre medidas de prevenção e cuidados:

Definição de diarreia

  • Quadro de pelo menos três episódios em 24h, com fezes amolecidas e evacuações frequentes, podendo vir acompanhados de náusea, vômito, febre e dor abdominal.

Higiene pessoal

  • Lavar bem as mãos com água e sabão antes das refeições e do preparo de alimentos, após usar o banheiro, trocar fraldas ou ter contato com pessoas doentes.

  • Na ausência de água e sabão, utilizar álcool 70%.

Higiene alimentar

  • Lavar frutas e verduras; consumir apenas água potável (filtrada, fervida ou mineral); evitar gelo de origem desconhecida; cozinhar bem carnes, ovos e frutos do mar; manter os alimentos refrigerados.

Cuidados com a água

  • Manter a caixa d’água limpa e tampada, realizando higienização a cada seis meses.

  • Evitar o consumo de água sem tratamento ou de fontes não confiáveis.

Prevenção da transmissão

  • Não compartilhar copos, talheres ou garrafas.

  • Evitar preparar alimentos se estiver com sintomas.

  • Reforçar a higiene em escolas, creches e ambientes de trabalho.

Crianças e grupos vulneráveis

  • Incentivar a amamentação exclusiva até os seis meses.

  • Manter o calendário de vacinação atualizado, em especial contra o rotavírus.

⚠️ Procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima em caso de diarreia intensa, febre alta, presença de sangue ou muco nas fezes, ou sinais de desidratação como boca seca, tontura e baixa produção de urina.

Compartilhe AGORA:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *