Uma ação conjunta da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrada nesta quarta-feira (23), teve como alvo um esquema de fraudes de grande proporção no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). As investigações apontam que o grupo teria promovido o desvio de bilhões de reais ao explorar aposentados e pensionistas por meio de cobranças indevidas.
De acordo com os levantamentos, os investigados vinham realizando descontos mensais nos benefícios de segurados do INSS sem qualquer tipo de consentimento. Esses valores eram cobrados sob a justificativa de prestação de serviços por entidades associativas, entre os anos de 2019 e 2024.
O ministro da CGU, Vinícius Carvalho, explicou que muitas dessas associações não tinham sequer a infraestrutura mínima para oferecer o que prometiam, como acesso a planos de saúde ou descontos em academias. Além disso, há indícios de que assinaturas de beneficiários foram falsificadas para viabilizar os débitos nos contracheques.
O valor estimado do prejuízo causado pelos desvios pode ultrapassar R$ 6,3 bilhões, segundo as autoridades envolvidas na operação.








