
Em mais um passo rumo à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), marcada para novembro no Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o secretário-geral da ONU, António Guterres, uniram esforços para fortalecer o diálogo internacional sobre o clima. O encontro virtual desta quarta-feira (23) reuniu autoridades e representantes de diversos países com foco na mobilização por uma transição energética justa e sustentável.
A articulação foi conduzida com apoio do embaixador da COP30, André Corrêa do Lago, responsável por coordenar as ações diplomáticas ligadas ao evento. A reunião, de caráter reservado, contou com a presença de lideranças políticas e ambientais, reforçando o compromisso do Brasil com o protagonismo nas discussões ambientais globais.
Além de Lula e Corrêa do Lago, participaram da videoconferência o assessor especial para assuntos internacionais, Celso Amorim; o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira; e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Juntos, eles discutiram estratégias de engajamento internacional e medidas concretas que devem ser apresentadas até a conferência.
O encontro acontece em um momento simbólico e sensível, diante de recentes polêmicas envolvendo obras de infraestrutura em áreas de floresta protegida no Pará, estado que sediará a COP30. O governo brasileiro tenta equilibrar o desenvolvimento regional com a preservação ambiental, tema que será central nas negociações climáticas deste ano.








