OUTROS ARTIGOS

Oficina em Contagem orienta sobre retificação de nome e gênero

Com o objetivo de ampliar o acesso à informação qualificada e fortalecer o atendimento à população LGBT+, será realizada, no dia 4 de fevereiro, a oficina “Retifiquei! E agora?”. A atividade acontece das 18h30 às 19h30, em formato on-line, por videoconferência, o que possibilita maior alcance e participação do público interessado.

Promovida pelo Núcleo LGBT+, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, a oficina tem como foco orientar pessoas que já realizaram a retificação de nome e gênero ou que estão em processo, especialmente sobre as etapas posteriores ao procedimento. Durante o encontro, serão apresentadas informações detalhadas sobre a atualização documental, com destaque para a ordem correta de alteração dos documentos, uma das principais dúvidas enfrentadas após a retificação.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio de formulário eletrônico, disponível AQUI, até as 14h do dia 2 de fevereiro.

Entre os objetivos da iniciativa estão ampliar o acesso à informação de qualidade, auxiliar na atualização dos documentos após a retificação, orientar sobre quais registros precisam ser alterados e oferecer um espaço seguro para esclarecimento de dúvidas.

Segundo a superintendente de Defesa de Direitos Humanos e Diversidade Sexual, Karol Maia, a oficina contribui para garantir que a realidade jurídica esteja alinhada à realidade de vida das pessoas. “A ação reforça o compromisso com a dignidade humana, o respeito à identidade de gênero e a efetivação dos direitos fundamentais da população LGBT+”, destacou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *