OUTROS ARTIGOS

Nova Lima adere a tratado global por alimentação sustentável e se destaca como pioneira na América Latina

A cidade de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, assumiu um novo protagonismo ambiental ao oficializar sua adesão ao Plant Based Treaty – iniciativa internacional que propõe a transição para sistemas alimentares mais sustentáveis, com foco em dietas baseadas em vegetais. O anúncio foi feito pela Prefeitura de Nova Lima, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e coloca o município como o primeiro da América Latina a integrar a rede global de apoiadores do tratado.

Inspirado nos princípios do Acordo de Paris, o Plant Based Treaty tem como objetivo principal conter as crises climática e ecológica por meio de mudanças estruturais na produção e no consumo de alimentos. Ao assinar a moção de apoio, o município mineiro reforça seu compromisso com políticas públicas alinhadas à justiça ambiental, proteção da biodiversidade e saúde da população.

Compromissos assumidos:

Com a adesão, Nova Lima passa a incentivar:

A redução gradual do consumo de produtos de origem animal;

A promoção de dietas vegetais acessíveis, nutritivas e economicamente viáveis;

A valorização da agroecologia, da agricultura familiar e dos saberes tradicionais;

O apoio técnico para o fortalecimento de modos de vida mais resilientes e equilibrados.

Compartilhe AGORA:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *