OUTROS ARTIGOS

Lula e Trump se reúnem na Malásia e dão início a negociações sobre tarifas

Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump se encontraram neste domingo (26) na Malásia, em uma reunião de cerca de 45 minutos marcada pelo início de um processo de negociação sobre as tarifas impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros e as sanções aplicadas a autoridades do país.

Foi o primeiro encontro formal entre os dois líderes, após uma breve conversa na Assembleia Geral da ONU, em setembro. Lula afirmou que a conversa foi “franca e construtiva” e que as equipes técnicas de ambos os países começarão a trabalhar imediatamente para buscar uma solução.

A reunião ocorre após Washington impor tarifas de 50% às exportações brasileiras e sancionar autoridades ligadas ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro. Lula argumentou que as medidas não têm base técnica e ressaltou que os EUA mantêm superávit na balança comercial com o Brasil.

Trump declarou que foi “uma honra” se reunir com Lula e sinalizou otimismo quanto a “bons acordos”. Os presidentes também concordaram em realizar visitas recíprocas — Trump ao Brasil e Lula aos Estados Unidos.

Ainda neste domingo, representantes brasileiros devem se reunir com o representante Comercial dos EUA, Howard Lutnick, o secretário do Tesouro, Scott Bessent, e o secretário de Estado, Marco Rubio, para dar continuidade às negociações.

O chanceler Mauro Vieira classificou o encontro como “muito positivo” e disse esperar avanços em poucas semanas. Lula também aproveitou para propor-se como interlocutor entre os Estados Unidos e a Venezuela, reforçando o compromisso do Brasil com a manutenção da América do Sul como uma zona de paz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *