A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, nesta quarta-feira (26), a criação do Sistema de Sustentabilidade Financeira (SSF) e da Agência Nacional de Regulação e Sustentabilidade do Futebol (ANRESF), responsável por implementar e fiscalizar as regras do Fair Play Financeiro no país.
Segundo a entidade, a ANRESF funcionará como um órgão independente, encarregado de monitorar, fiscalizar, julgar e aplicar sanções previstas no SSF. A agência será composta por sete membros escolhidos pela CBF, todos com reputação ilibada e comprovada competência econômico-financeira ou jurídica. O mandato de cada integrante será de quatro anos.
Aos clubes, caberá à agência avaliar situações financeiras, negociar acordos e definir punições que podem variar de advertência pública e multas até retenção de receitas, transfer ban, perda de pontos, rebaixamento, cassação ou não concessão de licença, além da possibilidade de firmar Acordos de Ajustamento de Conduta (AAC).
Para pessoas físicas, as punições previstas incluem advertência, multa, suspensão, proibição de exercer cargos e até banimento.
Confira os membros da ANRESF:
-
Caio Cordeiro de Resende
-
Cesar Grafietti
-
Marcelo Doval Mendes
-
Pedro Henrique Martins de Araújo Filho
-
Vantuil Gonçalves Junior
-
Igor Mauler Santiago
-
José Fausto Moreira Filho
A criação da agência marca um passo decisivo da CBF na busca por maior rigor e transparência na gestão financeira dos clubes brasileiros.








