Quem diria que estaríamos, aqui, falando que o Campeonato Mineiro, o famoso rural, estaria embolado. Pois é, ele está. Ainda que não valha nada para os grandes e, também, para o América, serve como local de lançamento de jovens, testes de esquemas, tentativas – frustradas ou não – de improvisos ou outra coisa qualquer, ou, simplesmente, um jogo-treino com a presença da torcida.
Na rodada que fechou nessa quinta-feira (22), o Cruzeiro foi derrotado pelo Democrata-GV, no Mineirão, algo que não acontecia desde 1995, quando as equipes se enfrentaram, diga-se de passagem, em Sete Lagoas. Mas contava como confronto entre as equipes. 1 a 0, gol numa bobeira conjunta de João Marcelo, Fagner e Otávio – ele não precisava ter saído do gol – e que teve o mérito de Bryan ´para fazer o único gol da partida. O Cruzeiro bem que martelou, com time alternativo ou, depois, com a entrada de titulares, mas não venceu o bom goleiro do Democrata.
E, por incrível que pareça, a derrota do Cruzeiro, em casa, foi ruim para o Atlético, time que até agora não venceu no Mineiro. Passado 50% da primeira fase, o alvinegro de Vespasiano não venceu ainda, empatando todas as partidas que jogou. Ainda que vença o Cruzeiro, no domingo, não deixa a terceira colocação do Grupo A, já que o Democrata – o mesmo que bateu o Cruzeiro – possui duas vitórias. Com 4 pontos em quatro jogos, o Galo pode ficar respirando por aparelhos no campeonato que é campeão há muito tempo e de forma seguida. Ainda mais se a URT e o próprio Democrata vencerem no final de semana. Para isso, o Cruzeiro, que vai jogar completo, precisaria vencer e os rivais de grupo, vencerem. A URT pegará o Itabirito, em casa, em jogo relativamente fácil, enquanto a Pantera terá o Tombense pela frente. São os adversários que, hoje, ocupam as piores colocações no Mineiro e que estariam rebaixadas. Ou seja, se o Atlético perde para o Cruzeiro, na Arena MRV, domingo, um abraço e um queijo!
Já a Raposa segue líder do seu grupo, mesmo com mais uma derrota. Com 50% de aproveitamento, Tite tem rodado o time. Contudo, diante do Democrata, os mesmos erros da partida diante do Pouso Alegre voltaram a acontecer. Transição ruim, erros individuais, excesso de chutes e pouco aproveitamento. Além disso, de novo, o goleiro do adversário esteve bem. A derrota, no entanto, embolou o grupo. O North, que foi prejudicado diante do Atlético com um gol mal anulado, está a apenas um ponto do Cruzeiro. Ainda que jogue em casa, terá o Pousão pela frente. Jogo que promete muitos gols!
Como estão os grupos
O Grupo A tem a URT como líder, com 8 pontos, seguida pelo Democrata, com 7, e o Atlético, com 4. O Grupo B tem o América líder, com 8 pontos, seguido pelo Pouso Alegre, com 7, e Betim, com 5. No Grupo C, o Cruzeiro tem 6, seguido por North (5), Itabirito e Athletic (ambos com 4). Tudo bem embolado. Pelo regulamento são rebaixados os dois piores entre os três últimos e seguem para a próxima fase os primeiros de cada grupo e o melhor segundo colocado.
Hoje, por exemplo, estariam na segunda fase a URT, América, Cruzeiro e Pouso Alegre.








