A tornozeleira eletrônica usada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) precisou ser substituída na madrugada deste sábado (22) após uma violação considerada grave pela Polícia Federal. A informação foi revelada pela jornalista Andreia Sadi, que apurou que o equipamento apresentou falhas incompatíveis com problemas técnicos e que indicavam possível tentativa de rompimento ou bloqueio do sinal.
Segundo fontes ouvidas pela reportagem, os alertas começaram ainda na noite de sexta-feira, quando o monitoramento registrou interrupções bruscas e repetidas na comunicação da tornozeleira. Técnicos acionados para verificar o dispositivo concluíram que havia risco de dano permanente e determinaram a troca imediata, realizada por uma equipe da PF por volta das 3h.
A gravidade da violação levantou suspeitas de descumprimento deliberado das medidas impostas pelo Supremo Tribunal Federal, que determinou o uso do equipamento no âmbito das investigações sobre articulações antidemocráticas. A ocorrência foi comunicada diretamente ao ministro Alexandre de Moraes, responsável pelo caso.
A PF prepara um relatório detalhado sobre o episódio, que deve reforçar a análise de risco de obstrução à Justiça. A defesa do ex-presidente ainda não se manifestou.








