Ministério da Saúde enviou 1.125 ampolas de etanol farmacêutico e prevê chegada de novo medicamento nesta semana
O Ministério da Saúde iniciou, nesta terça-feira (7), o envio da segunda remessa de etanol farmacêutico, utilizado como antídoto em casos de intoxicação por metanol. Com essa nova distribuição, o total enviado a estados brasileiros chega a 1.125 ampolas.
Os estoques foram destinados a nove unidades da federação, sendo elas:
-
Acre (30 ampolas);
-
Bahia (90);
-
Ceará (120);
-
Distrito Federal (90);
-
Goiás (75);
-
Mato Grosso do Sul (60);
-
Pernambuco (240);
-
Paraná (360);
-
Rio de Janeiro (60).
O medicamento é armazenado em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que garante a reposição conforme a demanda de estados e municípios. O Ministério informou ainda que outras 60 mil ampolas estão em processo de aquisição.
Além do etanol farmacêutico, o governo brasileiro adquiriu 2,5 mil unidades do antídoto fomepizol, produzido por uma empresa japonesa, e recebeu a doação de mais 100 unidades, totalizando 2,6 mil. O lote deve chegar ao país ainda nesta semana, com distribuição imediata conforme o número de casos registrados em cada estado.
De acordo com o último boletim divulgado pelo Ministério, até segunda-feira (6), o Brasil contabilizava 217 notificações de intoxicação por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. Dezessete casos foram confirmados e outros 200 seguem em investigação.
O país também já registra duas mortes confirmadas em São Paulo, além de 12 óbitos em apuração — um no Mato Grosso do Sul, três em Pernambuco, seis em São Paulo, um na Paraíba e um no Ceará.
Na mesma terça-feira (7), a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) lançou um painel público com informações sobre casos de intoxicação. Disponível no portal Monitora RJ, o sistema reúne dados sobre notificações suspeitas, confirmadas e descartadas, auxiliando nas ações de saúde e segurança pública voltadas ao combate de fraudes com bebidas adulteradas.








