O Atlético anunciou o técnico Jorge Sampaoli como seu comandante. E, de cara, um desafio bem diferente. A segunda passagem de Jorge Sampaoli pelo Atlético terá um desafio imediato de peso: um clássico contra o Cruzeiro. O argentino comandará o Galo pela primeira vez diante do maior rival no próximo dia 11 de setembro, às 19h30 (de Brasília), no Mineirão. Para avançar às semifinais da Copa do Brasil, precisará reverter a desvantagem de 2 a 0 construída pela Raposa no jogo de ida, disputado na Arena MRV.
Essa será a estreia oficial de Sampaoli em clássicos pelo Atlético. Em sua primeira passagem, em 2020, o Cruzeiro estava na Série B e os encontros não ocorreram. Naquele ano, o Galo foi eliminado precocemente da Copa do Brasil sob o comando de Rafael Dudamel. Pouco depois, em março, Sampaoli assumiu o time e chegou a assistir do Mineirão ao clássico vencido pelo Atlético por 2 a 1, mas ainda como espectador.
Experiência inédita no Mineirão
Agora, além da estreia em clássicos, o treinador também terá um novo cenário: comandar o Galo em um Mineirão lotado de cruzeirenses, algo inédito em sua trajetória no clube. Em 2020, quando acompanhou o duelo, o mando era do Atlético, com maioria absoluta da torcida alvinegra.
Histórico contra o Cruzeiro
Embora seja o primeiro encontro vestindo a camisa do Galo, Sampaoli já enfrentou o Cruzeiro em outras ocasiões:
-
2019 – Santos 4 x 1 Cruzeiro (Brasileirão Série A)
-
2019 – Cruzeiro 2 x 0 Santos (Brasileirão Série A)
-
2023 – Flamengo 1 x 1 Cruzeiro (Brasileirão Série A)
-
2023 – Cruzeiro 0 x 2 Flamengo (Brasileirão Série A)
Contrato até 2027
Sampaoli foi anunciado oficialmente como novo técnico do Atlético na última terça-feira (2). Aos 65 anos, assinou vínculo até o fim de 2027. A comissão técnica contará com o preparador físico Pablo Fernández, seu filho Marcos Fernández, o auxiliar Diogo Meschine e Gabriel Andreatta, braço direito do treinador.
Na primeira passagem pelo clube, entre março de 2020 e fevereiro de 2021, Sampaoli comandou o Galo em 44 jogos, com 26 vitórias, 8 empates e 10 derrotas — aproveitamento de 64,44%. Conquistou o Campeonato Mineiro de 2020 e levou o time ao 3º lugar no Brasileirão, garantindo vaga na Libertadores do ano seguinte.
Do elenco atual, Everson, Junior Alonso, Guilherme Arana e Alan Franco já trabalharam com o técnico argentino. Curiosamente, apenas Arana não foi uma indicação de Sampaoli, já que chegou antes de sua contratação em 2020.








