A Prefeitura de Contagem realizou, na noite de terça-feira (16/12), uma reunião com representantes dos moradores do Complexo Liberdade para apresentar os avanços da regularização fundiária e as obras previstas para a região, envolvendo ações da Copasa e da Cemig. O complexo abrange bairros como Nelson Mandela e Liberdade I e II.
Segundo a secretária de Habitação, Mônica Bedê, os estudos iniciais da Reurb estão em fase final e contemplam aspectos jurídicos, sociais, urbanísticos e ambientais, além de propostas de intervenções para sanar os problemas identificados. Concluída essa etapa, terá início o processo de titulação das áreas de interesse social, com aprovação, registro dos loteamentos e posterior regularização dos lotes em nome dos moradores.
A Cemig confirmou a inclusão formal do Complexo Liberdade em sua programação de extensão da rede elétrica. De acordo com a secretária de Serviços Urbanos, Renata Gomes, a obra de posteamento deverá ser concluída em até um ano a partir de 29 de setembro de 2025. Após a conclusão, a Prefeitura implantará a iluminação pública.
A Copasa informou que as obras de ampliação da rede de água já estão em andamento em alguns trechos e devem ser entregues antes do prazo previsto. Das 88 ligações previstas, cerca de 80 já foram finalizadas. Para a implantação do restante da rede de água e do sistema de esgoto, os projetos serão elaborados e executados pela Prefeitura, com recursos repassados pela Copasa por meio de convênio.
Durante a reunião, os moradores puderam esclarecer dúvidas e apresentar demandas, como individualização do CEP e melhorias na iluminação. A Prefeitura se comprometeu a responder aos encaminhamentos na próxima reunião, prevista para o início de 2026. O município também anunciou investimento de R$ 20 milhões para obras de infraestrutura viária, reforçando o compromisso com mais segurança e qualidade de vida na região.








