OUTROS ARTIGOS

Prefeitura e Corpo de Bombeiros promovem curso de primeiros socorros para educadores

A Prefeitura de Contagem, em parceria com o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, iniciou a capacitação de educadores da rede municipal em primeiros socorros e suporte básico de vida. O curso tem como meta formar cerca de 120 profissionais até o fim do ano, preparando-os para agir em situações de urgência e emergência até a chegada do atendimento especializado.

O treinamento desenvolve habilidades para identificar riscos, avaliar vítimas em diferentes contextos, aplicar técnicas de suporte básico de vida em adultos, crianças e bebês, além de prestar atendimento a emergências clínicas e traumáticas. Também inclui procedimentos de contenção de hemorragias, imobilização, transporte seguro de vítimas e estímulo à tomada de decisões rápidas e éticas em momentos críticos.

A iniciativa é fruto da parceria entre o Corpo de Bombeiros, a Secretaria de Defesa Social (Seds) e a Secretaria de Educação (Seduc). Quatro turmas serão formadas ao longo do ano, cada uma com carga horária de 38 horas, dividida entre aulas teóricas e práticas. A primeira turma reúne vice-dirigentes dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis), função recentemente criada na rede, que atua diretamente com crianças de até 5 anos.

Para não comprometer a rotina das escolas, o curso acontece em duas semanas, com horários alternados. A primeira turma iniciou as atividades em 25 de agosto e conclui em 5 de setembro. As demais estão programadas para setembro, outubro e novembro. Todos os participantes receberão certificação do Corpo de Bombeiros, com acompanhamento da Seduc.

Depoimentos

Para a vice-diretora do Cemei Jardim Eldorado, Ana Conceição Ferreira, a capacitação trouxe mais segurança para lidar com emergências. “O curso nos prepara para situações que podem ser desesperadoras na escola. Com o treinamento, conseguimos agir com mais calma e prestar um socorro seguro.”

Rosangela Dias, vice do Cemei Industrial São Luiz, também destacou a relevância da iniciativa. “Estamos aprendendo coisas muito valiosas. Na educação infantil sempre surgem ocorrências, e agora estaremos mais preparados para atender as crianças.”

Já Cinthia Pedroso, vice-diretora do Cemei Maria Geralda Martuchelli, ressaltou a utilidade prática dentro e fora da escola. “O conteúdo é aprofundado e nos capacita para diferentes situações, seja com as crianças, colegas de trabalho ou até familiares. É um aprendizado que valoriza nossa profissão e nossa vida.”

Compartilhe AGORA:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *