OUTROS ARTIGOS

Obras do Terminal Sede avançam e seguem cronograma de conclusão para dezembro de 2025

As obras do Terminal Sede, parte integrante do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), seguem em ritmo acelerado e dentro do cronograma, com previsão de conclusão para dezembro de 2025. Com um investimento estimado em R$ 43 milhões, o projeto contempla a construção de dois terminais: um municipal, voltado ao embarque e desembarque de passageiros das linhas de Contagem, e outro metropolitano, que integrará a rede intermunicipal de transporte. O complexo também contará com estruturas de apoio destinadas ao conforto dos motoristas.

Atualmente, as estruturas metálicas dos dois terminais já estão finalizadas, restando apenas os serviços de acabamento. O Terminal Metropolitano está em estágio mais avançado, com a cobertura totalmente instalada. Já os forros das marquises, feitos em alumínio composto (ACM), estão em fase final de instalação. No Terminal Municipal, a cobertura encontra-se em fase de arremates, e a instalação dos forros das marquises está prevista para iniciar em julho.

“O andamento das obras supera as expectativas, o que demonstra a importância estratégica desse terminal para o funcionamento do SIM”, afirmou o secretário de Obras de Contagem, Rômulo Perilli. Ele também destacou que, além do Terminal Sede, estão em andamento as obras do Terminal Darcy Ribeiro e diversas outras intervenções de mobilidade na cidade, somando investimentos próximos de R$ 1 bilhão.

Durante o mês de julho, também serão executadas etapas importantes da infraestrutura viária do terminal, incluindo serviços de terraplenagem, pavimento rígido e pavimentação asfáltica. As intervenções mais impactantes foram planejadas para o período de férias escolares, a fim de minimizar transtornos no tráfego.

O Sistema Integrado de Mobilidade é composto por diversos equipamentos com funções específicas — como terminais de integração, estações de ônibus, viadutos e corredores exclusivos — e tem como objetivo modernizar e qualificar o transporte público em Contagem. A proposta é substituir o modelo atual, defasado e ineficiente, por um sistema mais ágil, sustentável e integrado.

Para isso, diversos projetos e obras estão sendo executados em toda a cidade. Já foram concluídos dois terminais (Petrolândia e Ressaca), dez estações de transferência de passageiros, cinco viadutos (Ceasa, Américas I e II, Petrolândia e Complexo Viário Beatriz), uma alça de retorno na Av. Babita Camargos e duas trincheiras (Av. David Sarnoff e Itaú).

“O SIM representa uma transformação profunda na mobilidade urbana de Contagem. Trata-se de um sistema moderno, com ônibus menos poluentes e alinhado às tendências globais de sustentabilidade”, reforçou Rômulo Perilli.

A expectativa da Prefeitura é concluir toda a implantação do SIM no segundo semestre de 2026, oferecendo aos usuários um transporte público mais eficiente, confortável e adequado às necessidades da população, além de impulsionar o desenvolvimento urbano e regional.

Compartilhe AGORA:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *