Para marcar o Dia Mundial de Combate à Aids, celebrado em 1º de dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde de Contagem (SMS), em parceria com a UNA, promove a Semana de Prevenção ao HIV e outras ISTs. A ação busca ampliar o acesso à informação, fortalecer a prevenção e incentivar a testagem entre estudantes. Como parte da programação, cinco professores foram capacitados pela SMS para abordar corretamente o tema e aplicar testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C. Eles repassaram o conteúdo a cerca de 60 alunos de enfermagem, que atuam nas atividades educativas.
A Secretaria disponibilizou preservativos, autotestes de HIV e testes rápidos para diversas ISTs. Para o diretor do Programa IST/Aids/Hepatites Virais, Paulo Henrique, a parceria é essencial para alcançar quem não consegue acessar os serviços de saúde durante o dia. Já o coordenador dos cursos de enfermagem e farmácia, Marcos Benedito, destacou que o aumento dos casos de sífilis motivou a implantação da testagem na instituição. A expectativa é testar até mil alunos nesta semana e ampliar a parceria para todo o ano letivo.
As turmas de Publicidade e Propaganda também contribuíram, criando campanhas educativas. Segundo o professor Antônio Terra, o objetivo foi sensibilizar os jovens sobre a prevenção e estimular responsabilidade social. A mobilização reforça o compromisso da SMS com o diagnóstico precoce, a promoção da saúde e a informação acessível.








