O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou nesta segunda-feira (13), no Vaticano, com o Papa Leão XIV. Esta foi a primeira audiência entre os dois desde a eleição do novo pontífice, que assumiu a liderança da Igreja Católica em maio, após a morte do Papa Francisco.
Pelas redes sociais, Lula relatou que a conversa abordou “religião, fé, o Brasil e os imensos desafios que temos que enfrentar no mundo”. O presidente destacou ainda que parabenizou o Papa pela Exortação Apostólica Dilexi Te, elogiando a mensagem do documento, que defende a inseparabilidade entre a fé e o compromisso com os mais pobres.
“Disse a ele que precisamos criar um amplo movimento de indignação contra a desigualdade e considero o documento uma referência, que precisa ser lido e praticado por todos”, afirmou o presidente.
Durante o encontro, Lula convidou o Papa para participar da COP 30, que será realizada em Belém (PA). Leão XIV agradeceu, mas explicou que não poderá comparecer por conta das agendas do Jubileu, embora tenha garantido a presença de uma representação oficial do Vaticano no evento climático. Ele também manifestou a intenção de visitar o Brasil “no momento oportuno”.
A audiência contou ainda com a presença da primeira-dama Janja Lula da Silva e dos ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Wellington Dias (Desenvolvimento Social) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário). Também participaram a senadora Ana Paula Lobato (PDT-MA), a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, e o embaixador do Brasil junto ao Vaticano, Everton Vieira.
Ainda em Roma, Lula participa da abertura do Fórum Mundial da Alimentação, evento organizado pela FAO, e da segunda reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, iniciativa lançada durante a presidência brasileira do G20.








