OUTROS ARTIGOS

Lula na COP 30: “Gastar com armas é pavimentar o caminho para o apocalipse climático”

Durante discurso na COP 30, em Belém, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um duro alerta sobre a crise climática e criticou o desequilíbrio global nos investimentos. “Gastar com armas é pavimentar o caminho para o apocalipse climático”, afirmou, em referência ao aumento dos gastos militares diante da lentidão na transição energética.

Lula cobrou mais ambição dos países ricos e o cumprimento efetivo do Acordo de Paris, lembrando que cada décimo de grau no aquecimento global representa “perdas mais caras, impactos sociais mais profundos e danos irreversíveis”. Segundo ele, o mundo precisa de um “mapa claro” para encerrar a dependência dos combustíveis fósseis e ampliar o uso de energias renováveis.

O presidente destacou que o conflito entre Rússia e Ucrânia reverteu avanços ambientais e reacendeu o uso do carvão. Para Lula, a prioridade deve ser “combater todas as formas de pobreza energética”, garantindo segurança climática e justiça social.

A agenda desta sexta-feira concentra debates sobre descarbonização, financiamento climático e inovação verde. O Brasil tenta fortalecer seu papel de liderança global ao defender a expansão do hidrogênio verde, biocombustíveis e infraestrutura sustentável. “Sem o cumprimento das metas, caminhamos para um colapso ambiental”, concluiu Lula, arrancando aplausos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *