OUTROS ARTIGOS

Inicia hoje (9), o julgamento do “núcleo 2” da trama golpista

O Supremo Tribunal Federal (STF) começa nesta terça-feira (9) o julgamento dos seis réus do chamado “núcleo 2” da tentativa de golpe que buscou invalidar as eleições de 2022. A sessão presencial, marcada para as 9h, será conduzida pela Primeira Turma, composta pelos ministros Alexandre de Moraes (relator), Flávio Dino, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia.

Os acusados são: Filipe Martins, ex-assessor internacional de Jair Bolsonaro; Marcelo Câmara, coronel da reserva; Silvinei Vasques, ex-diretor da PRF; o general da reserva Mário Fernandes; Marília de Alencar, ex-diretora de Inteligência do Ministério da Justiça; e Fernando de Sousa Oliveira, ex-diretor de Operações da pasta. Eles respondem por organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Segundo a Procuradoria-Geral da República, Martins participou da elaboração da “minuta do golpe”, que previa decretar estado de sítio no TSE ou acionar uma operação de GLO. A PGR também aponta Mário Fernandes como idealizador do plano “Punhal Verde Amarelo”, que teria como alvo o ministro Alexandre de Moraes, o presidente Lula e o vice Geraldo Alckmin.

O coronel Marcelo Câmara é acusado de monitorar ilegalmente a rotina de Moraes e Silvinei Vasques de usar a PRF para dificultar o trânsito de eleitores no Nordeste no segundo turno. Já Marília de Alencar e Fernando de Sousa Oliveira teriam produzido os dados que embasaram essas ações. Todos os réus negam envolvimento.

Até agora, o STF já condenou 24 pessoas ligadas aos núcleos 1, 3 e 4 da trama golpista. O núcleo 5, que tem Paulo Figueiredo como único investigado, ainda não tem julgamento marcado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *