OUTROS ARTIGOS

Haddad mantém otimismo nas negociações com os EUA, independentemente de interlocutor indicado por Trump

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (7) estar confiante nas negociações entre Brasil e Estados Unidos sobre o chamado tarifaço, independentemente de quem seja o representante norte-americano designado pelo presidente Donald Trump.

Durante entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro”, da EBC, Haddad destacou que a diplomacia brasileira está preparada para conduzir o diálogo de forma eficiente, mesmo com a escolha de Marco Rubio, atual secretário de Estado dos EUA, conhecido por seu posicionamento mais ideológico.

“Independentemente de quem seja designado, a diplomacia brasileira, com os argumentos que tem, saberá superar esse momento. Os fatos são muito favoráveis à parceria em todos os aspectos, inclusive nas vantagens que os EUA têm ao estreitar relações com o Brasil”, afirmou o ministro.

Na segunda-feira (6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone com Trump por cerca de meia hora. Participaram da ligação o vice-presidente Geraldo Alckmin, o assessor especial Celso Amorim e os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Sidônio Palmeira (Secom).

A conversa ocorreu em meio à tensão provocada pelo tarifaço, medida que impôs sobretaxas de até 50% sobre produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos. Segundo a Casa Branca, a decisão seria uma resposta a “práticas comerciais injustas”.

Haddad avaliou que a reaproximação entre Lula e Trump tende a reduzir o clima de tensão.

“Acredito que vai distensionar e abrir espaço para uma conversa franca. Foi uma largada equivocada, mas que será superada”, declarou.

O ministro reforçou que o governo brasileiro não pretende alterar sua estratégia, pois acredita que ela vem surtindo efeito.

“Estamos confiantes nos nossos argumentos. Eles vão se impor pela qualidade da diplomacia brasileira, que é uma das melhores do mundo”, completou.

Haddad também apontou que as tarifas afetam os próprios consumidores norte-americanos.

“Eles estão com café da manhã mais caro — café e carne subiram de preço. As medidas acabaram prejudicando mais os EUA do que favorecendo”, afirmou.

Quem é Marco Rubio
Nascido em Miami em 1971, filho de imigrantes cubanos, Marco Rubio ganhou destaque como senador e tornou-se um dos principais defensores de sanções contra o Brasil. Ele liderou, no passado, ações de revogação de vistos de autoridades brasileiras em resposta ao programa Mais Médicos, que contou com ampla participação de profissionais cubanos.

Nomeado por Trump em novembro do ano passado, Rubio tornou-se o primeiro latino-americano a ocupar o cargo de secretário de Estado na história dos Estados Unidos.

Compartilhe AGORA:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *