A Controladoria-Geral do Município de Contagem tem intensificado o diálogo com diversas cidades mineiras que veem na cidade um modelo de boas práticas e gestão em transparência pública. Na manhã desta quarta-feira (25/6), a controladora-geral Nicole Bleme recebeu o controlador-geral de Uberlândia, Modesto Geraldo Rabelo, para uma reunião que abordou temas como Ouvidoria, Auditoria, Controladoria e Corregedoria. O encontro aconteceu na sede da Controladoria e contou com a presença de servidores dos dois municípios.
“A Controladoria-Geral do Município completará 20 anos em 2025. Essa trajetória reflete a evolução e a maturidade de um órgão de controle que vem se fortalecendo, adotando boas práticas e se consolidando como referência entre as controladorias de Minas Gerais”, destacou Nicole Bleme.
Modesto Rabelo também ressaltou a importância do intercâmbio: “O contato direto com os profissionais da Controladoria de Contagem nos permite aprender e aprimorar nossos próprios processos de trabalho.”
Ele acrescentou que a visita técnica foi estratégica, considerando que Contagem e Uberlândia compartilham porte, desafios e complexidades semelhantes. “Contagem possui uma Controladoria experiente, com processos bem estruturados que podem ser replicados”, afirmou.
Reconhecida nacionalmente pela atuação em governo aberto, a Controladoria de Contagem é a única entre os municípios mineiros a integrar a Open Government Partnership (OGP) — iniciativa internacional que promove compromissos com transparência, combate à corrupção e melhoria na governança.
Além da visita de Uberlândia, Contagem também recebeu recentemente representantes das controladorias da Câmara Municipal de Belo Horizonte (em 10/6) e do município de Betim (em 24/6).








