Ao longo de agosto, Contagem celebrou seus 114 anos de emancipação política com uma intensa programação cultural, entregas de obras e ações de políticas públicas. No sábado (30/8), a prefeita Marília Campos oficializou duas importantes conquistas para a população: o viaduto Breno Braga Batista (Tio Wilson) e a Praça Emboabas.
Mobilidade garantida com o viaduto Tio Wilson
Localizado na avenida Pio XII, na interseção com a BR-040, o viaduto Breno Braga Batista recebeu investimento de R$ 24 milhões – R$ 19 milhões no lado Morada Nova e R$ 5 milhões no lado Água Branca. A inauguração contou com cortejo de carros antigos e o tradicional corte de fita, realizado pela prefeita e pelo vereador Bruno Barreiro.
Marília Campos destacou que a obra é fundamental para o Sistema Integrado de Mobilidade (SIM). “Esse viaduto conecta regiões estratégicas da cidade e garante fluidez ao Corredor Ressaca, que vai ligar Ressaca, Nacional, Eldorado e Industrial até a Via Expressa. É um passo importante para a mobilidade e o desenvolvimento de Contagem”, afirmou.
O presidente da Câmara, vereador Bruno Barreiro, reforçou a relevância do projeto: “Esse viaduto impacta toda a mobilidade de Contagem e também de cidades vizinhas. É uma conquista coletiva que nos enche de orgulho”.
Revitalização da Praça Emboabas
Na sequência, a prefeita entregou a nova Praça Emboabas, no bairro Jardim Bandeirantes. A revitalização do espaço, aprovada pelo Conselho Territorial do Eldorado, recebeu investimento de R$ 1,4 milhão e resultou em uma área moderna e inclusiva, equipada com quadra poliesportiva, academia da cidade, pista de caminhada, brinquedos, mobiliários urbanos e áreas de convivência.
Para a moradora Lilian Michelle, do bairro Água Branca, o espaço representa transformação. “A praça ressignifica a região, trazendo segurança e lazer. Estamos muito gratos e já sonhando com atividades como zumba e outras atrações para a comunidade”, comemorou.
Homenagens
As duas obras também resgatam memórias afetivas da cidade. O viaduto leva o nome de Breno Braga Batista, o “Tio Wilson”, baterista da banda Lagum e morador do bairro Água Branca, falecido em 2020. Já a Praça Emboabas homenageia José Eustáquio Aleixo, importante liderança comunitária do Eldorado.
O evento contou ainda com a presença do vice-prefeito Ricardo Faria; dos secretários Rômulo Perilli (Obras) e Renata Gomes (Manutenção e Limpeza Urbana); do presidente da Conparc, Avair Júnior; do presidente da TransCon, Rodrigo Tomaz; vereadores e administradores regionais.








