OUTROS ARTIGOS

Carnaval com ônibus de graça? É o que desejam vereadores de BH…

Dois vereadores de Belo Horizonte formalizaram uma proposta à Prefeitura para estender ao período do Carnaval um benefício que já funciona aos domingos na capital: ônibus gratuitos. A ideia, apresentada por meio de indicações, que são sugestões ao Poder Executivo sem caráter obrigatório, busca ampliar o programa Catraca Livre nos dias de maior movimento de foliões e blocos nas ruas da cidade.

O primeiro pedido foi protocolado pelo vereador Helton Júnior (PSD), que sugere a oferta de linhas especiais de ônibus circulando de forma gratuita em trajetos estratégicos, especialmente pelos corredores por onde passam os blocos carnavalescos. No documento, ele argumenta que a gratuidade facilitaria o acesso da população às atividades culturais, tornaria o evento mais inclusivo e ajudaria a reduzir o uso de veículos particulares em áreas de grande concentração de público, estimulando o uso do transporte coletivo.

Em seguida, a vereadora Iza Lourença (PSOL) apresentou outra indicação propondo que o transporte coletivo seja gratuito nos dias 14, 16 e 17 de fevereiro – sábado, segunda e terça de Carnaval (o domingo já tem gratuidade garantida pelo Catraca Livre).

Os dois parlamentares têm ligação com o movimento Tarifa Zero, que defende a gratuidade completa do transporte público em BH. Iza Lourença foi a principal autora do projeto de lei que tentou instituir a tarifa zero de forma progressiva, mas que não avançou na Câmara. Helton Júnior, por sua vez, deixou a vice-liderança do governo na Casa após discordar do posicionamento do prefeito sobre a pauta.

A proposta ainda depende de avaliação e adoção pelo prefeito Álvaro Damião (União Brasil), e não há garantia de que será implementada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *