A Prefeitura de Contagem avança na implantação da nova unidade do IFMG, prevista para iniciar as aulas no segundo semestre de 2026. O instituto funcionará no prédio da antiga Escola Municipal Pedro Pacheco, no Santa Cruz Industrial, e terá capacidade para atender até 1.500 estudantes em tempo integral, com alimentação, transporte e bolsa permanência. A chegada do IFMG amplia a oferta de cursos técnicos, superiores e de pós-graduação no município, resultado da articulação entre Prefeitura, Câmara Municipal e governo federal.
Durante visita ao futuro espaço, a prefeita Marília Campos destacou que a instalação do instituto representa um avanço para a juventude e fortalece a política pública de acesso à educação de qualidade. O deputado federal Reginaldo Lopes ressaltou que a infraestrutura ofertada pelo município permitirá uma formação completa, garantindo itinerários que vão do ensino técnico ao superior.
A Prefeitura está finalizando a doação do terreno ao governo federal, etapa necessária para o início do funcionamento. Em 2026, audiências públicas irão definir os cursos que serão ofertados, de acordo com as demandas do território. Os estudantes terão suporte integral, incluindo alimentação, transporte e programas de permanência, importantes para reduzir a evasão escolar.
Para garantir o atendimento nas 100 novas unidades federais no país, incluindo Contagem, tramita na Câmara um projeto que prevê a contratação de mais de 9 mil professores e 6 mil técnicos administrativos.








