Neste sábado (27/9), a Prefeitura realizou a entrega da revitalização do Beco 15, na Vila Epa, região da Sede, que marca um novo capítulo de bem-estar para os moradores. As obras trouxeram mais segurança, acessibilidade e dignidade. A comunidade vive agora uma realidade transformada, fruto de investimentos que priorizam a qualidade de vida de quem mais precisa.
Iniciadas em junho de 2024, as obras tiveram investimento total de aproximadamente R$ 1,3 milhão, com recursos próprios do município, oriundos do Tesouro Municipal. A intervenção teve como principal objetivo eliminar os riscos geológicos na área, classificada como de alto risco (R3).
A iniciativa integra o Programa de Melhoria de Vilas, Favelas e Periferias, que busca levar infraestrutura, segurança e mais qualidade de vida às regiões historicamente mais vulneráveis da cidade.
“O trabalho beneficiou diretamente quase 1.500 pessoas que agora contam com mais dignidade, segurança e qualidade de vida. Esse é um exemplo concreto do que o nosso Programa de Vilas, Favelas e Periferias representa: transformar a vida das pessoas, onde elas vivem, levando infraestrutura, cultura e cuidado a quem sempre foi negligenciado.”
Prefeita de Contagem, Marília Campos
“Foram finalizados sete muros de arrimo, obras de contenção de encostas, drenagem pluvial, pavimentação e implantação de escadas, rampas e corrimãos, garantindo acessibilidade e eliminando riscos de deslizamento e alagamento. Hoje uma criança ou idoso da comunidade consegue se deslocar sem riscos de se machucar”, comentou o secretário municipal de Obras, Rômulo Perilli.
Para os moradores Flávio Abreu Pereira e Nilda Silva o trabalho visa a valorização da comunidade com um novo olhar de gestão feito pela Prefeitura de Contagem. “A gente se sente valorizado com essa obra. É a primeira vez que vemos o poder público olhar de verdade para a nossa realidade”, afirmou Abreu. “Essa intervenção mostra que o morador da periferia também importa. É um novo jeito de governar, mais humano e próximo da gente”, destacou Silva.
Participaram da entrega o vice-prefeito, Ricardo Faria; o administrador da Regional Sede, Gil Martins; os vereadores de Contagem, Adriana Souza e Zé Antonio do Hospital; servidores da Defesa Civil de Contagem e da Transcon.
Beco 1 e Beco Maracanã
Ao final do evento, a prefeita Marĩlia também anunciou um novo investimento de R$ 5,7 milhões nos becos 1 e Maracanã, também no mesmo local. A meta é ampliar ainda mais a segurança da comunidade. “As vilas, favelas e periferias estão mudando em Contagem. Estamos juntos, construindo uma cidade que dá orgulho de viver”, finalizou a prefeita.








