No fim da tarde de domingo (17/8), a praça da Jabuticaba, no centro da cidade, se tornou palco de uma grande celebração da cultura popular. A partir das 16h, o evento “Forrozeando Contagem”, promovido pela Prefeitura, reuniu centenas de pessoas em uma programação marcada por música, dança, esporte e integração comunitária.
O DJ Tiago Mogli abriu a festa com um repertório de forró pé de serra e brasilidades que embalou o público até a noite. Em seguida, o grupo Forró Fieira, iniciativa da Secretaria de Esportes e Lazer, comandou um aulão coletivo que colocou todo mundo para dançar. A programação contou ainda com a participação especial do grupo Forró do Rei.
Entre um passo e outro, a prefeita Marília Campos destacou a importância da iniciativa para fortalecer o convívio social.
“O que vemos aqui é sinal de uma cidade cheia de vitalidade. Mostra que Contagem se movimenta para que as pessoas convivam, façam amizades, cuidem do corpo e da alma e, acima de tudo, se sintam mais felizes. Hoje, temos praças revitalizadas, atividades culturais, esportivas e momentos de lazer sem precisar sair da cidade”, afirmou.
O programa Contagem Ativa também marcou presença, com professores que conduziram atividades de aquecimento antes de se juntarem à roda de dança. A proposta foi unir esporte, lazer e cultura, promovendo bem-estar físico e mental. Além disso, barracas da Economia Solidária garantiram espaço para os empreendedores locais, fortalecendo a geração de renda.
Para o secretário de Esportes e Lazer, Alex Chiodi, o fortalecimento do forró em Contagem representa um marco.
“Hoje o forró já pode ser considerado uma política pública conquistada pela população. Estamos ampliando os núcleos e o nosso planejamento é chegar a todas as oito regionais da cidade, garantindo lazer, saúde e integração para todos os moradores”, afirmou.
O clima festivo surpreendeu até quem não planejava participar, como o auxiliar administrativo Paulo Lima, 42, e sua filha Sophia, 8, que estavam apenas passeando com o cachorro. “Viemos só para dar uma volta, mas o som do forró nos chamou e acabamos ficando. Foi leve, divertido e nos aproximou ainda mais”, contou.
O evento também reforçou a relevância do Forró Fieira, projeto que há 15 anos oferece aulas gratuitas de dança em Contagem. Tradicionalmente realizado no estacionamento G2 do Big Shopping, às segundas, terças e quintas, às 19h40, ganhou recentemente um novo núcleo na Escola Municipal Eli Horta Costa, sempre às quartas-feiras, às 18h30.
Entre os participantes estava a esteticista Maria da Silva Pinheiro, 63, aluna do projeto há mais de dois anos. Diagnosticada com diabetes tipo 1, ela relatou como o forró foi essencial em sua recuperação.
“Quando conheci o Forró Fieira, eu tinha acabado de sair do hospital e estava muito abalada. Posso dizer que o projeto mudou a minha vida. Hoje tenho mais saúde, disposição e alegria. Dançar se tornou uma verdadeira terapia”, afirmou.








