A usina de Fordow, localizada ao sul de Teerã e usada para o enriquecimento de urânio, tornou-se uma das principais preocupações para o governo israelense. Por estar instalada em uma área subterrânea profunda, autoridades de Israel afirmam que apenas os Estados Unidos teriam capacidade militar para destruí-la completamente.
Nesta terça-feira (17), o ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, declarou à imprensa local que apenas as bombas antibunker norte-americanas seriam eficazes contra Fordow. Ele também afirmou que a Força Aérea israelense deve lançar ainda hoje uma nova série de ataques contra alvos ligados ao governo e à infraestrutura do Irã. Segundo Katz, Israel está próximo de eliminar ao menos 10 instalações nucleares na capital iraniana.
O diplomata israelense Alon Pinkas classificou a destruição de Fordow como “o grande prêmio” para Israel. Diferente de Katz, Pinkas fez um apelo direto pela intervenção dos EUA.
“Israel, sozinho, não tem capacidade para destruir toda a infraestrutura nuclear e militar do Irã. Isso exige armamentos, bombardeiros e sistemas de entrega que o país não possui. É por isso que [Benjamin] Netanyahu está tão empenhado em envolver os EUA no conflito”, afirmou ele à mídia internacional.
Pinkas acrescentou que, embora o cenário ideal para os militares israelenses seja um ataque decisivo por parte dos Estados Unidos, há consciência de que isso pode não se concretizar.








