OUTROS ARTIGOS

Morre Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, aos 89 anos

O ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica morreu hoje, aos 89 anos. O político, que estava com câncer de esôfago, estava em cuidados paliativos após suspender o tratamento, que segundo ele mesmo, não estava mais dando resultado.

Em abril de 2024, Mujica anunciou que foi diagnosticado com a doença e, em coletiva de imprensa, revelou que descobriu o tumor em um exame de rotina. De acordo com ele, sua saúde ficou “muito comprometida”. O ex-presidente também sofria de Síndrome de Strauss, uma doença imunológica crônica.

Já em janeiro de 2025, Mujica contou que o câncer havia se espalhado e que, por isso, não seguiria o tratamento. Ele explicou que a doença chegou ao fígado e que após o diagnóstico pediu aos médicos que não o fizessem “sofrer em vão”.

“Não tem nada que eu faça que consiga parar. Por quê? Porque sou um idoso e porque tenho duas doenças crônicas. Meu corpo não aguenta”, disse ele, ao jornal uruguaio Búsqueda, em 7 de janeiro de 2025

Ainda ontem, sua esposa contou que ele recebia cuidados paliativos para alívio da dor em casa. O político estava em ‘fase terminal’, segundo Lucía Topolanski explicou a um veículo de comunicação do Uruguai, dizendo o porque de ele não participar mais ativamente das eleições regionais.

Tratamento

Ainda em 2024, o ex-presidente do Uruguai passou por radioterapia e, após a remissão do câncer, precisou realizar uma cirurgia. Em setembro, Mujica foi hospitalizado quatro vezes em menos de duas semanas devido a distúrbios digestivos causados pela radioterapia. Ele precisou ser submetido a uma gastrostomia para garantir o “bom fluxo” de alimentos e para permitir que o esôfago danificado se reparasse naturalmente.

Pepe encarava a morte com naturalidade. “É preciso morrer. Pertencemos ao mundo dos vivos, nascemos destinados a morrer. Por isso a vida é uma aventura maravilhosa. Mais de uma vez na minha vida a morte rondou a cama, desta vez parece que vem com a foice em punho. Vamos ver o que acontece”, disse.

Ex-presidente mantinha discurso otimista e incentivava a juventude. “Vou continuar militando com meus companheiros, fiel à minha forma de pensar, com minhas verduras e com minhas galinhas. Quero dizer às meninas e aos meninos do nosso país que a vida é linda, mas se desgasta. A questão é recomeçar a cada vez que cair e, se houver raiva, transformá-la em esperança”, declarou após o anúncio da doença.

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) anunciou ter tomado conhecimento, “com profundo pesar”, da morte do ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, aos 89 anos, nesta terça-feira (13).

Em nota, o Itamaraty chamou o ex-presidente uruguaio de “grande amigo do Brasil”, e saudou o legado do líder latino-americano.

Compartilhe AGORA:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *