OUTROS ARTIGOS

Contagem garante dez representantes na Conferência Nacional de Políticas para Mulheres

Após três dias de debates e diálogo na Conferência Estadual de Políticas Públicas para Mulheres de Minas Gerais, 178 representantes foram eleitas para levar propostas à etapa nacional. Entre elas, dez são de Contagem. Com o tema “Mais democracia, mais igualdade e mais conquistas para todas”, o encontro aconteceu em Belo Horizonte, no último fim de semana, reunindo centenas de mulheres de 16 municípios mineiros. O objetivo foi promover a troca de experiências entre sociedade civil e governo, definindo diretrizes a serem aplicadas em todo o país. A etapa nacional será realizada de 29 de setembro a 1º de outubro, em Brasília.

Os debates tiveram como foco o fortalecimento das políticas públicas voltadas à igualdade de gênero, ao enfrentamento da violência contra a mulher e ao protagonismo feminino na sociedade.

Para a superintendente de Políticas Públicas para Mulheres de Contagem, Neimara Lopes, também eleita delegada, a participação expressiva do município é fruto da mobilização local.

“Depois de 10 anos sem conferência, Contagem garantiu dez representantes na etapa nacional. Essa conquista nasce do fortalecimento da participação popular e da promoção da equidade de gênero nas ações do governo municipal”, destacou.

Ela acrescentou ainda que as pré-conferências e a conferência municipal foram fundamentais para preparar propostas consistentes que agora serão apresentadas no cenário nacional.

Entre as representantes está a advogada Ana Flávia Santos, eleita com mais de 500 votos. Para ela, o momento é de responsabilidade e orgulho.

“É uma honra representar as mulheres de Contagem. Levamos nossas demandas para um espaço maior de decisão, reforçando a representatividade feminina nas políticas públicas”, afirmou.

Ana Flávia destacou que a expectativa é transformar necessidades locais em propostas que possam avançar em planos estaduais e nacionais.

“Educação, saúde, geração de renda, enfrentamento à violência e participação política são prioridades. Tenho certeza de que voltaremos para Contagem com a sensação de dever cumprido”, completou.

A conferência foi organizada em oito eixos temáticos:

  • economia do cuidado;

  • mudanças climáticas e seus impactos sobre as mulheres;

  • igualdade no mundo do trabalho e autonomia econômica;

  • educação inclusiva, igualitária e democrática;

  • saúde integral das mulheres e garantia de direitos;

  • enfrentamento a todas as formas de violência;

  • desenvolvimento sustentável com democracia, justiça e liberdade;

  • democratização da comunicação e acesso à cultura.

No eixo sobre mudanças climáticas, a contage nse Rejane Rocha dos Santos destacou que sua atuação será voltada para propostas de agricultura familiar e saúde da mulher, articuladas à alimentação saudável.

“Nosso compromisso é honrar as mulheres mineiras e defender coletivamente tudo o que foi aprovado durante a conferência estadual”, afirmou.

Representantes de Contagem

Poder Público

  • Valdilena de Brito Silva

  • Camilla Costa Marques

  • Neimara Coelho Lopes

Sociedade Civil

  • Ana Flávia Santos

  • Nelci Barreiros da Silva

  • Rejane Rocha Santos Nascimento

  • Marlene de Carvalho

  • Suzana Lissa Rosa Silva

  • Jaqueline Conceição dos Santos Silva

  • Claudia Maylla C. Carmo

Compartilhe AGORA:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *