Após três dias de debates e diálogo na Conferência Estadual de Políticas Públicas para Mulheres de Minas Gerais, 178 representantes foram eleitas para levar propostas à etapa nacional. Entre elas, dez são de Contagem. Com o tema “Mais democracia, mais igualdade e mais conquistas para todas”, o encontro aconteceu em Belo Horizonte, no último fim de semana, reunindo centenas de mulheres de 16 municípios mineiros. O objetivo foi promover a troca de experiências entre sociedade civil e governo, definindo diretrizes a serem aplicadas em todo o país. A etapa nacional será realizada de 29 de setembro a 1º de outubro, em Brasília.
Os debates tiveram como foco o fortalecimento das políticas públicas voltadas à igualdade de gênero, ao enfrentamento da violência contra a mulher e ao protagonismo feminino na sociedade.
Para a superintendente de Políticas Públicas para Mulheres de Contagem, Neimara Lopes, também eleita delegada, a participação expressiva do município é fruto da mobilização local.
“Depois de 10 anos sem conferência, Contagem garantiu dez representantes na etapa nacional. Essa conquista nasce do fortalecimento da participação popular e da promoção da equidade de gênero nas ações do governo municipal”, destacou.
Ela acrescentou ainda que as pré-conferências e a conferência municipal foram fundamentais para preparar propostas consistentes que agora serão apresentadas no cenário nacional.
Entre as representantes está a advogada Ana Flávia Santos, eleita com mais de 500 votos. Para ela, o momento é de responsabilidade e orgulho.
“É uma honra representar as mulheres de Contagem. Levamos nossas demandas para um espaço maior de decisão, reforçando a representatividade feminina nas políticas públicas”, afirmou.
Ana Flávia destacou que a expectativa é transformar necessidades locais em propostas que possam avançar em planos estaduais e nacionais.
“Educação, saúde, geração de renda, enfrentamento à violência e participação política são prioridades. Tenho certeza de que voltaremos para Contagem com a sensação de dever cumprido”, completou.
A conferência foi organizada em oito eixos temáticos:
-
economia do cuidado;
-
mudanças climáticas e seus impactos sobre as mulheres;
-
igualdade no mundo do trabalho e autonomia econômica;
-
educação inclusiva, igualitária e democrática;
-
saúde integral das mulheres e garantia de direitos;
-
enfrentamento a todas as formas de violência;
-
desenvolvimento sustentável com democracia, justiça e liberdade;
-
democratização da comunicação e acesso à cultura.
No eixo sobre mudanças climáticas, a contage nse Rejane Rocha dos Santos destacou que sua atuação será voltada para propostas de agricultura familiar e saúde da mulher, articuladas à alimentação saudável.
“Nosso compromisso é honrar as mulheres mineiras e defender coletivamente tudo o que foi aprovado durante a conferência estadual”, afirmou.
Representantes de Contagem
Poder Público
-
Valdilena de Brito Silva
-
Camilla Costa Marques
-
Neimara Coelho Lopes
Sociedade Civil
-
Ana Flávia Santos
-
Nelci Barreiros da Silva
-
Rejane Rocha Santos Nascimento
-
Marlene de Carvalho
-
Suzana Lissa Rosa Silva
-
Jaqueline Conceição dos Santos Silva
-
Claudia Maylla C. Carmo








