O Programa Hidroambiental “Contagem das Nascentes”, desenvolvido pela Prefeitura, completa 10 anos em 2025. Para celebrar a data, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) realizou, na última quarta-feira (27/8), um seminário no Centro de Educação Ambiental (CEA) Vargem das Flores, no Parque Gentil Diniz. O encontro reuniu equipe técnica e convidados para apresentar o histórico, os avanços, os desafios e as perspectivas da iniciativa.
Durante a abertura, o secretário de Meio Ambiente, Geraldo Vitor de Abreu, ressaltou a relevância do programa, que já possui mais nascentes catalogadas do que a própria base do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM). Segundo ele, a iniciativa não apenas garante resultados diretos, mas também dá suporte a processos de licenciamento ambiental e às demandas do município. “A água é essencial para a vida. O programa garante esse recurso para nós e para as próximas gerações”, destacou.
O professor Marco Antônio Machado, da PUC Contagem e do CRA-MG, elogiou a Semad por reunir diferentes setores em torno de um propósito comum: “Compreender os últimos dez anos é projetar um futuro melhor. Contagem dá um excelente exemplo de como esse trabalho deve ser feito”.
Criado em 2015, o programa surgiu para preservar e recuperar corpos hídricos da cidade, com base em cadastro, georreferenciamento, fiscalização e educação ambiental. Reconhecido pela metodologia inovadora, foi premiado em 2017 com o “Salve o Rio São Francisco”, do IGAM.
Um dos idealizadores, o superintendente Eric Machado, destacou o desafio da continuidade: “Manter um programa ambiental por 10 anos no serviço público é um ganho enorme. A metodologia é adaptável, como mostra a criação de um QR Code que permite às regionais participarem do cadastro das nascentes, ampliando o alcance e consolidando o programa como referência”.
Atualmente, o Contagem das Nascentes já cadastrou 692 nascentes. As maiores concentrações estão no Nacional (172), Ressaca (154), Vargem das Flores (156) e Sede (111). Outras regiões, como Eldorado, Industrial, Petrolândia e Riacho, também possuem levantamentos expressivos.
O programa atua em três frentes principais: engajamento de Cuidadores de Nascentes, certificação de Áreas de Preservação Permanente (APP) para empreendimentos e certificação de APPs com benefícios de desconto no IPTU. Para Layla Carolina Amaral Lopes, gerente de cadastramento, a iniciativa se consolidou como ferramenta fundamental para a gestão ambiental do município. “O programa aproxima a população, amplia a consciência sobre preservação e integra o processo de licenciamento ambiental, reforçando o compromisso com os recursos hídricos”, afirmou.
A programação do seminário contou ainda com palestras da equipe da Semad e de parceiros como o Instituto Estadual de Florestas, o CEA Propam, professores da PUC Minas e do Colégio Santo Agostinho, entre outros.








