OUTROS ARTIGOS

Contagem celebra Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua com ações de acolhimento

Nesta terça-feira (19/8), a Prefeitura de Contagem promoveu uma série de atividades para marcar o Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua, data criada em memória ao massacre da Praça da Sé, em São Paulo, em 2004, quando sete pessoas em situação de rua foram assassinadas. Desde então, a ocasião simboliza resistência, luta por direitos e mobilização social.

As atividades aconteceram na Comunidade Ele Clama, parceira do município e que atualmente acolhe cerca de 90 pessoas. Também participaram cerca de 30 pessoas em situação de rua, além de acolhidos do Abrigo Bela Vista, da Casa de Passagem e do Centro Pop.

A prefeita Marília Campos destacou a importância da iniciativa e emocionou-se durante a apresentação de cartazes feitos pelos próprios participantes.

“Este espaço, que antes estava abandonado, hoje ganha um novo significado. Foi recuperado e entregue a uma equipe preparada para conduzir as ações de forma adequada. Estamos apenas no início dessa política, mas é emocionante perceber que já estamos dando passos importantes para enfrentar o problema da situação de rua”, afirmou.

Um dos cartazes chamou a atenção pela mensagem direta: “Estou na rua, não sou ela”. O momento foi marcado pela execução da música “Enquanto houver sol”, dos Titãs, que emocionou os presentes.

O criador da comunidade, Kaká Menezes, reforçou a missão do espaço:

“Nosso objetivo é garantir não apenas o acolhimento, mas também o acesso às políticas públicas e ao tratamento de saúde, especialmente para quem enfrenta problemas relacionados ao uso abusivo de álcool e drogas ou outras doenças. O abrigo se consolida como um espaço de suporte, recuperação e reintegração social, criando novas oportunidades de vida.”

A estrutura da comunidade funciona como espaço terapêutico, oferecendo cursos, atividades esportivas, práticas de autocuidado e acompanhamento contínuo, em parceria com a rede municipal de assistência social e saúde.

Entre os momentos mais marcantes esteve a leitura de uma carta feita pelo ex-repórter Guilherme Belloni, que já viveu em situação de rua e hoje está acolhido na Ele Clama:

“Durante anos, vi de perto como a realidade das ruas é dura, dolorosa e marcada pela exclusão. Ser tratado com dignidade é o primeiro passo para transformar vidas. A senhora mostra que é possível governar com humanidade, oferecendo cuidado e políticas públicas a quem mais precisa. Muito obrigado.”

De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar, ações como essa reafirmam o compromisso da Prefeitura de Contagem em assegurar dignidade, cuidado e respeito às pessoas em situação de rua.

O evento contou ainda com a presença do vice-prefeito Ricardo Faria, do secretário Marius Carvalho, além de subsecretários, superintendentes, representantes regionais e lideranças comunitárias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *