OUTROS ARTIGOS

Prefeitura apresenta diagnóstico da arborização urbana em seminário on-line

A Prefeitura de Contagem promove, na quarta-feira (30/7), às 19h30, um seminário on-line para apresentar o diagnóstico da arborização urbana do município. A atividade será transmitida pelo canal oficial da Prefeitura no YouTube e é aberta à população, a especialistas da área e a representantes do Executivo municipal. A ação integra o processo de construção do Plano Municipal de Arborização Urbana (Pmau), que será desenvolvido de forma participativa até dezembro de 2025.

Durante o seminário, a equipe técnica vai expor os dados coletados até o momento e detalhar a próxima fase do plano, que inclui a realização de oficinas e encontros com a comunidade. A proposta é compartilhar os resultados parciais, ouvir as contribuições da população e seguir com a construção coletiva de metas e ações para orientar o manejo e a ampliação das áreas arborizadas da cidade.

Segundo Walkyria Castilho, coordenadora do grupo de trabalho do Pmau na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o diagnóstico é uma etapa essencial para que as decisões sobre o futuro da arborização sejam tomadas com base em dados sólidos e alinhadas às reais necessidades do município.

“Desde 2021, realizamos um levantamento preliminar da arborização viária. Agora, estamos aprofundando esse estudo, ampliando o olhar para outras áreas da cidade e ouvindo diferentes setores para garantir mais consistência técnica e legitimidade social ao plano”, explica Walkyria.

O Pmau é um instrumento estratégico de planejamento urbano. Ele define diretrizes para o cuidado com as árvores já existentes, orienta novas plantações e ajuda a prevenir conflitos com redes elétricas, calçadas e outras estruturas. Ao final do processo, será elaborada uma minuta de lei municipal para dar respaldo jurídico às ações previstas.

Walkyria ressalta que o plano também está conectado a temas como clima, saúde e qualidade de vida. “As árvores contribuem diretamente para reduzir as ilhas de calor, melhorar a infiltração da água, purificar o ar e promover a biodiversidade. Quando o planejamento é bem feito, esses benefícios chegam a todos, especialmente aos que mais precisam”, afirma.

De acordo com Ciro Costa, representante da empresa responsável pela elaboração do plano, a Neofloresta Serviços Ecossistêmicos, o Pmau está dividido em quatro etapas: levantamento de dados, diagnóstico, redação do plano com metas e indicadores, e finalização com a entrega dos documentos e sua divulgação pública. O diagnóstico, atualmente em curso, envolve reuniões técnicas, oficinas participativas e o seminário on-line.

A participação popular é um dos pilares do plano. Estão previstas reuniões presenciais e virtuais com representantes de órgãos públicos, empresas, ONGs, universidades e moradores de diferentes regiões da cidade. Embora muitas dessas atividades sejam realizadas por meio de convites para garantir representatividade, qualquer cidadão pode manifestar interesse junto à Secretaria de Meio Ambiente.

“Esse é um plano construído a muitas mãos. Nosso papel é escutar, criar conexões entre o que já temos e o que precisamos melhorar. E, acima de tudo, garantir que a arborização de Contagem seja pensada de forma integrada com a vida urbana e com as pessoas que vivem aqui”, destaca Ciro.

O Pmau está alinhado ao Plano Nacional de Arborização Urbana, que está em elaboração pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, bem como ao projeto de lei federal sobre o tema. A meta é concluir, até o fim de 2025, um documento robusto, participativo e viável para a realidade de Contagem.

Compartilhe AGORA:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *