Em uma decisão unânime e estratégica, os deputados estaduais de Minas Gerais aprovaram, nesta quarta-feira (2), os projetos que autorizam a federalização da Codemig e da Codemge — duas empresas-chave no desenvolvimento econômico do estado.
Propostos pelo governador Romeu Zema, os projetos integram o pacote de adesão ao Programa de Pleno Pagamento da Dívida dos Estados (Propag), iniciativa que promete transformar o cenário fiscal mineiro e abrir novas portas para o crescimento sustentável.
✅ O Projeto de Lei 3.734/25, que transfere para a União a Codemig — detentora dos valiosos direitos minerários do nióbio de Araxá — foi aprovado com 59 votos favoráveis e nenhum voto contrário.
✅ Já o PL 3.735/25, que trata da federalização da Codemge, recebeu apoio ainda mais expressivo: 60 votos a favor, reforçando a confiança no futuro da economia mineira.
As duas companhias, fundamentais para a gestão dos recursos minerais e para parcerias estratégicas como a mantida com a CBMM, agora caminham para uma nova fase de governança e potencial de investimentos.








