Delegação de Contagem embarca para etapa regional dos Jogos Escolares de Minas Gerais 2025
Com mais de 150 estudantes-atletas, a delegação de Contagem partiu na tarde desta segunda-feira (23) rumo à cidade de Arcos, no interior de Minas Gerais, onde será realizada a etapa regional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) 2025. As competições ocorrem até o próximo domingo (29).
Para garantir o deslocamento e a logística dos atletas durante os dias de disputas, a Prefeitura de Contagem disponibilizou dois ônibus e uma van, que também serão utilizados nos trajetos internos entre as sedes das competições.
A comitiva conta com estudantes de sete instituições de ensino do município e vai competir em modalidades como futsal, vôlei, handebol, vôlei de praia, basquete, atletismo e xadrez, nas categorias masculina e feminina. A participação na etapa regional foi garantida após destaque dos atletas na fase microrregional, realizada em maio, na cidade de Igarapé.
Durante a despedida da delegação, a prefeita Marília Campos destacou o retorno de Contagem aos Jogos Escolares com apoio efetivo da administração municipal após mais de uma década de ausência.
— Estamos muito felizes, porque há 11 anos Contagem não participava dos Jogos Escolares com apoio da Prefeitura. Este ano decidimos retomar essa tradição, mobilizamos as escolas e garantimos que esse momento de integração se tornasse realidade. O esporte é formação, é vida. Que nossos jovens deem o melhor de si e aproveitem ao máximo essa experiência — afirmou.
O secretário municipal de Esportes e Lazer, Alex Chiodi, também acompanhou o embarque e ressaltou o impacto positivo da participação no Jemg.
— Mais do que competir, esse é um momento de aprendizado, convivência e crescimento para os estudantes. É uma imensa alegria levar uma delegação tão representativa, com apoio total da Prefeitura. Agradeço aos professores, coordenadores e alunos, que certamente vão fazer bonito — disse.
As instituições que representam Contagem nesta fase regional são: Escola Estadual Nova Contagem, Escola Municipal de Tempo Integral Professora Audrei Consolação Ferreira de Freitas Costa, Colégio Santo Agostinho, Instituto Educacional Novos Tempos, Fundação de Ensino de Contagem (Funec) unidade Xangrilá, além dos representantes do xadrez Eduardo Nascimento Stauffer (E. M. José Lucas Filho) e Alice Reges da Silva Nunes (SESI Benjamin Guimarães).
Responsável por uma das maiores delegações, Carlos Diniz, do Colégio Novos Tempos, reforçou o papel formativo do esporte na vida dos estudantes.
— Mais do que disputar medalhas, a vivência em um ambiente competitivo e diverso contribui imensamente para o crescimento pessoal dos alunos. O apoio da Prefeitura, oferecendo estrutura e transporte, é fundamental e mostra o compromisso com o desenvolvimento dos nossos jovens — destacou.
Para os pais, o sentimento é de orgulho. Daiana Honório, mãe do atleta Theo Eduardo, de 13 anos, que disputa o handebol pelo Colégio Novos Tempos, agradeceu o suporte oferecido pela gestão municipal.
— Toda mãe sente um pouco de apreensão, mas é muito orgulho ver meu filho representando a cidade. E esse apoio com transporte faz muita diferença para as famílias. Demonstra que a Prefeitura acredita e investe nesses jovens talentos — afirmou.
Com expectativa elevada, o atleta Enzo Oliveira, da Escola Estadual Nova Contagem, vai representar o município no basquete. Em 2024, sua equipe ficou em terceiro lugar e agora busca o título.
— É incrível representar minha escola e minha cidade fazendo o que amo. A gente sente que o esporte está sendo valorizado, e isso nos motiva ainda mais — disse.
Os campeões das modalidades coletivas na etapa regional garantem vaga na fase estadual, que ocorrerá de 4 a 10 de agosto, com sede ainda a ser confirmada. Já os classificados no atletismo e nas modalidades individuais avançam para a etapa estadual específica, marcada para 14 a 20 de julho, também em local indefinido.
Sobre o Jemg
Organizados pelo Governo de Minas Gerais, por meio das secretarias estaduais de Desenvolvimento Social (Sedese), de Esporte e de Educação (SEE), os Jogos Escolares de Minas Gerais são voltados para estudantes de 12 a 17 anos das redes pública e privada. Além da prática esportiva, o torneio visa promover a cidadania e a inclusão por meio do esporte, sendo uma importante ferramenta no combate à evasão escolar e no estímulo a valores como disciplina, cooperação e resiliência.








