A mídia estatal iraniana afirmou nesta segunda-feira (23) que Israel atacou novamente a instalação nuclear de Fordow, considerada um dos principais alvos dos bombardeios realizados pelos Estados Unidos no fim de semana. Segundo a agência de notícias Tasnim, um porta-voz da Sede de Gestão de Crises da Província de Qom confirmou que o local foi atingido mais uma vez.
Israel reconheceu a ofensiva e declarou que o objetivo foi dificultar o acesso à usina nuclear subterrânea, cuja estrutura representa um desafio militar, já que Israel não possui armamento capaz de penetrar instalações desse tipo. Devido a isso, os Estados Unidos, detentores dessas capacidades, foram pressionados a se envolver diretamente no conflito.
Rafael Grossi, diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), afirmou que os bombardeios norte-americanos devem ter provocado “danos muito significativos”, especialmente por conta da sensibilidade das centrífugas à vibração. No entanto, Grossi ponderou que ainda não é possível avaliar a extensão dos danos subterrâneos.
O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, declarou que as Forças Armadas israelenses estão conduzindo ataques com “força sem precedentes”, visando órgãos de repressão do governo iraniano no centro de Teerã. Em nota, ele prometeu a divulgação de imagens em breve:
“Para cada míssil disparado contra a retaguarda israelense, o ditador iraniano será severamente punido. Os ataques continuarão com toda a intensidade até que todos os objetivos da guerra sejam alcançados”, afirmou.
De acordo com o porta-voz do Exército israelense, Effie Defrin, os ataques desta segunda-feira atingiram também a sede da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã.








