A Confederação Nacional de Municípios (CNM) confirmou que uma comitiva de 12 gestores públicos brasileiros conseguiu sair de Israel em segurança e chegou à Jordânia na manhã desta segunda-feira (16). Entre os integrantes estão prefeitos (incluindo o de Belo Horizonte), vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais que participaram de evento no país, mas ficaram retidos em território israelense após o início dos ataques ao Irã e o fechamento do espaço aéreo.
Segundo Nélio Aguiar, tesoureiro da CNM que integra a comitiva, o grupo percorreu a fronteira de ônibus e seguiu rumo a outro local dentro da Jordânia, de onde partirão em aviões para o Brasil. A previsão é que nove retornarão em jato particular, organizado pelo prefeito de João Pessoa, enquanto os demais embarquem em voo comercial para o Rio de Janeiro.
A saída por via terrestre só foi possível depois de ações diplomáticas coordenadas pela CNM, em conjunto com o Itamaraty e a Embaixada do Brasil na Jordânia, que conversaram com autoridades locais para garantir o trânsito seguro do grupo. O Itamaraty já havia sinalizado a possibilidade de retirada por terra, como informado pelo prefeito Álvaro Damião, de Belo Horizonte, ao confirmar negociações com Israel e embaixadas.
O contexto de segurança elevou o risco para diplomatas e visitantes em Israel, especialmente depois de explosões em Tel Aviv e Jerusalém após os ataques do Irã. Autoridades recomendavam que estrangeiros permanecessem em abrigo até a estabilização da situação.
A chegada da comitiva à Jordânia representa a conclusão de um esforço coordenado entre governo, CNM e diplomacia brasileira para garantir o retorno dos gestores em segurança. O grupo participava de agenda voltada a troca de experiências em tecnologia e segurança pública e estava previsto para retornar ao Brasil somente na sexta-feira (20), antes da mudança brusca no cenário de conflito.








